terça-feira, 19 de julho de 2011

Para falar sobre Igreja é preciso conhecê-la, afirma Dom Celli

Kelen Galvan

Enviada especial ao Rio de Janeiro


Clarissa Oliveira/CN
''Há muitos que trabalham nos meios católicos e sequer conhecem o Catecismo... Como posso falar de algo sobre Igreja se não sei o que ela pensa?''
"Há muitos que trabalham nos meios católicos e nem sequer conhecem o Catecismo da Igreja Católica (CIC). Como posso falar de algo sobre Igreja se não sei o que ela pensa?", foi o que afirmou, na manhã desta segunda-feira, 18, o presidente do  Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, Dom Claudio Maria Celli, no segundo dia de atividades do 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom).

Dom Celli declarou ainda que há pessoas que se dizem jornalistas católicos, mas nunca leram o Compêndio da Doutrina Social da Igreja. "Como podem falar palavras de justiça e verdade se não conhecem o que a Igreja fala sobre os problemas sociais? É preciso encontrar pessoas que sejam capazes de trabalhar em equipe, capacitadas nas diversas áreas de comunicação, mas que amam a Igreja".

Acesse
.: Veja fotos do encontro no Flickr


O arcebispo afirmou que o importante não é se "tem uma câmera, um microfone, um computador, mas o que tem em seu coração". E questionou: "O que tem no coração? Qual sua experiência de Deus? Esse é o foco do anúncio de quem quer ser comunicador da Igreja em todas as suas forças e expressões. E isso requer de nós um constante exame de consciência, de como comunicamos [as notícias] e para quê."

Dom Celli salintou também que "é preciso dizer sempre a verdade, inclusive as mais incômodas, porém, sempre com caridade e respeito ao outro. Precisamos dizer palavras de justiça e elas podem ser pesadas em algum momento, mas é preciso dizê-las, porém sendo respeitosos. E esse critério vale para os ministros ordenados e para os fiéis cristãos".

O presidente do Pontifício Conselho recordou um acontecimento com João Paulo II que ele presenciou. "Um domingo, o Papa falou, no Angelus, sobre a família; no dia seguinte, os jornalistas o atacaram fortemente. No domingo seguinte, o Santo Padre falou de novo sobre a família; no dia seguinte, os jornalistas o atacaram novamente. Três dias depois, eu estava com ele num almoço, e ele disse aos que estavam presentes: 'Se Deus me quisesse sozinho no mundo para defender a família, eu o faria', e deu um soco na mesa que balançou todos os pratos, talheres e copos".

Isso para dizer que o que interessa para a Igreja é o ser humano. "No centro da comunicação está a pessoa. Concretamente, elas são únicas, irrepetíveis e dignas de máximo respeito, e é preciso alcançar uma dignidade autêntica".

Dom Celli explicou que, diante de tantas tecnologias, é preciso um "discernimento tecnológico", que permita selecionar o que realmente serve à missão da Igreja. E destacou, "o homem de hoje necessita de silêncio e calor, e não podemos oferecer a ele somente ruído e calor". Ele sugeriu ainda que nossas rádios e outros meios de comunicação pensem em como corresponder a essa "busca" que há no coração do homem.

O representante do Vaticano concluiu felicitando a Igreja no Brasil por sua criatividade e riqueza; e lançou o desafio de que ela possa "oferecer essa riqueza a toda América Latina e à Igreja em sua totalidade".

Colômbia: campanha já tem 4 millhões de assinaturas contra aborto

ACI Digital


O Secretário Geral da Conferência Episcopal da Colômbia (CEC), Dom Juan Vicente Córdoba, informou que até o momento a iniciativa para blindar a vida contra o aborto constitucionalmente já conta com o apoio de mais de quatro milhões de assinaturas.

A iniciativa busca modificar o artigo 11 da Constituição para blindar a vida desde a fecundação até a morte natural.

Com efeito, diversos meios colombianos como RCN e Caracol Radio informaram que esse dia o presidente do Partido Conservador, José Darío Salazar, apresentará o projeto de reforma constitucional.

Dom Córdoba explicou que embora a medida seja apresentada por Salazar, "este não é um projeto do Partido Conservador" como afirmam diversos meios, mas é "multipartidário e multirreligioso".

A iniciativa que busca a proteção da vida em todas suas fases conta com o apoio de deputados de diversos setores políticos e conta ademais com o respaldo de evangélicos, diversas denominações cristãs, judeus e muçulmanos na Colômbia.

Dom Córdoba explicou ademais que a modificação constitucional que está sendo exposta fecha "toda possibilidade ao aborto ou à eutanásia".

O Secretário da CEC disse que as quatro milhões de assinaturas reunidas nos últimos meses, mostram "um apoio popular" à iniciativa, que expressam além disso "o sentir do povo que respalda a vida".

Papa nomeia membros para Pontifícia Comissão para América Latina

Nicole Melhado

Da Redação, com Boletim da Santa Sé (Tradução: equipe CN Notícias)


Natalino Ueda / CN
Entres os novos membros nomeados está Dom Cláudio Hummes.
O Papa Bento XVI nomeou nesta terça-feira, 19, novos membros para a Pontifícia Comissão para a América Latina.

Dom Marcelo Sánchez Sorondo, Bispo titular de Vescovio e chanceler da Pontifícia Academia de Ciência e das Ciências e das Ciências Sociais, foi nomeado como novo conselheiro.

O presbítero brasileiro, o prefeito emérito da Congregação para o Clero, Dom Cláudio Hummes, foi nomeado membro desta Pontifícia Comissão.

E os Cardeais Francisco Javier Errázuriz Ossa, Arcebispos Emérito de Santiago do Chile; Julio Terrazas Sandoval, Arcebispo de Santa Cruz de la Sierra, da Bolívia; Oscar Andrés Rodríguez Maradiaga, Arcebispo de Tegucigalpa, de Honduras e Juan Luis Cipriani Thorne, Arcebispo de Lima, no Perú, também foram nomeados membros da Pontifícia Comissão para a América Latina.

Bispos sugerem uso de skype para facilitar evangelização

Renata Igrejas

Do Rio de Janeiro


Imprensa / CNBB
''Com o Seminário, cresce a sensibilidade dos bispos e das pastorais pela importância da comunicação'', afirmou o presidente da CNBB, Dom Damasceno
Os bispos defenderam Meios de Comunicação mais eficientes para as reuniões, como as videoconferências. O debate de encerramento do 1º Seminário de Comunicação para Bispos do Brasil (Secobb) foi acerca do Skype, um fenômeno das redes sociais, que permite chamadas telefônicas a qualquer distância, troca de mensagens e arquivos e videoconferências.

O bispo da Diocese de Parnaíba (PI), Dom Alfredo Schaffler afirma que as reuniões com as paróquias e dioceses, se tornarão mais frequentes e produtivas com este instrumento tecnológico. “É um dos instrumentos que podem ajudar na interligação. Pois, no nordeste nós percorremos grandes distâncias. E para percorrê-las são necessários custos. Para reuniões simples gastamos dois ou três dias de viagem e um custo enorme. Poderíamos dinamizar tudo isso, com as videoconferências”, afirmou o bispo.

O presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, Dom Cláudio Maria Celli, apoiou a ideia e afirmou que há interesse em aprimorar este tipo de comunicação na América Latina. O monsenhor fez, ainda, outras reivindicações aos demais bispos: “Urgência. Precisamos conhecer essa dimensão tecnológica".

Outro ponto foi sobre "o que comunicar e como comunicar?". "Não é qualquer um que vai falar pela Igreja, na televisão. Não é alguém bonito ou simpático que será escolhido. Alguém com bagagem, conhecimento eclesiástico que será enviado para representar a Igreja", afirmou Dom Celli, que destacou que a preparação dos futuros sacerdotes para a comunicação é outro ponto fundamental.

E, para finalizar, o prelado chamou atenção aos sites diocesanos. "Devemos melhorar a estrutura dos que existem e criar sites para as [dioceses] que não possuem. Um site mais interativo para as pessoas, que possa dialogar com os jovens, principalmente”, enfatizou.

Para o presidente da CNBB, o resultado do evento foi positivo para a Igreja e para o povo. “Creio que, com o Seminário, cresce a sensibilidade dos bispos e das pastorais pela importância da comunicação. A Igreja é comunicadora, porque ela é evangelizadora. E evangelizar é comunicar. E isso tudo deve nos ajudar a tomar mais consciência sobre a comunicação. Afinal de contas, Jesus Cristo foi o maior comunicador e, por isso, devemos seguir esta missão de mensageiros”, declarou o presidente da CNBB, Dom Raymundo Damasceno Assis.

Por fim, o presidente comentou o apelo de Dom Alfredo. “Essa ideia é fundamental. o Skype já é usado pela CNBB. E vamos começar alguns testes pilotos em breve, pois isso facilita muito a questão dos custos, para alguns bispos que estão muito distantes. Como presidente, darei toda a atenção para este projeto. Se navegar é preciso, comunicar é fundamental também para a Igreja”, afirmou o cardeal.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Confirmados primeiros casos de gripe A em Porto Alegre este ano

Até o momento, doença já foi identificada em 26 pessoas no Rio Grande do Sul.


 Foram confirmados ontem os primeiros dois casos de Gripe A em Porto Alegre neste ano. As pacientes são uma menina de 11 anos e uma mulher de 44 anos. Ambas não foram vacinadas contra a doença. Agora já são 26 confirmados no Rio Grande do Sul, sendo seis vítimas fatais.
De acordo com a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, Marilina Bercini, as novas confirmações mostram um aumento da circulação viral, mas de pequena magnitude. "Ou seja, o número de casos é baixo". Ela lembra que , em 2009, nesta mesma época, já haviam sido notificados 733 casos de gripe A no Estado. Em 2011, são 411 casos, sendo que 284 já foram descartados e 101 estão sendo investigados. 

Papa entregará pálio a novos Arcebispos brasileiros

Leonardo Meira

Da Redação, com Boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé e Nunciatura Apostólica do Brasil

Os sete novos Arcebispos Metropolitanos brasileiros nomeados ao longo do último ano estão na lista dos que receberão a imposição do pálio das mãos do Papa Bento XVI na próxima quarta-feira, 29, Solenidade dos Santos Pedro e Paulo.

Os prelados são:
 - Arcebispo de Salvador (BA), Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger;
 - Arcebispo de Palmas (TO), Dom Pedro Brito Guimarães;
 - Arcebispo de Pelotas (RS), Dom Jacinto Bergmann;
 - Arcebispo de Santa Maria (RS), Dom Hélio Adelar Rubert;
 - Arcebispo de Passo Fundo (RS), Dom Pedro Ercílio Simon;
 - Arcebispo de Campo Grande (MS), Dom Dimas Lara Barbosa;
 - Arcebispo de Brasília (DF), Dom Sérgio da Rocha.

O Pontífice presidirá à Santa Missa na Basílica de São Pedro, às 9h30 (hora local). A cerimônia também marca o feliz acontecimento do 60° aniversário da Ordenação presbiteral de Bento XVI. Concelebrarão os Cardeais que assim o desejarem e os novos Metropolitas.



Papa entregará pálio a novos Arcebispos brasileiros

Leonardo Meira

Da Redação, com Boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé e Nunciatura Apostólica do Brasil

Os sete novos Arcebispos Metropolitanos brasileiros nomeados ao longo do último ano estão na lista dos que receberão a imposição do pálio das mãos do Papa Bento XVI na próxima quarta-feira, 29, Solenidade dos Santos Pedro e Paulo.

Os prelados são:
 - Arcebispo de Salvador (BA), Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger;
 - Arcebispo de Palmas (TO), Dom Pedro Brito Guimarães;
 - Arcebispo de Pelotas (RS), Dom Jacinto Bergmann;
 - Arcebispo de Santa Maria (RS), Dom Hélio Adelar Rubert;
 - Arcebispo de Passo Fundo (RS), Dom Pedro Ercílio Simon;
 - Arcebispo de Campo Grande (MS), Dom Dimas Lara Barbosa;
 - Arcebispo de Brasília (DF), Dom Sérgio da Rocha.

O Pontífice presidirá à Santa Missa na Basílica de São Pedro, às 9h30 (hora local). A cerimônia também marca o feliz acontecimento do 60° aniversário da Ordenação presbiteral de Bento XVI. Concelebrarão os Cardeais que assim o desejarem e os novos Metropolitas.