quinta-feira, 19 de maio de 2011

Fiéis devem ser acompanhados por um diretor espiritual, diz Papa


Rádio Vaticano
A direção espiritual pode ajudar a evitar fáceis subjetivismos, salientou o Papa Bento XVI
Sejam capazes de amar e servir a Igreja de maneira sempre mais apaixonada. Foi o que exaltou o Papa Bento XVI, nesta quinta-feira, 19, à comunidade da Pontifício Faculdade de Teologia “Teresianum”, que comemora seu 75º aniversário de fundação.

Em seu pronunciamento, o Papa recordou a espiritualidade de Santa Teresa d’Avila e destacou que é importante que todos os fiéis sejam acompanhados por um diretor espiritual.

Bento XVI recomendou que a direção espiritual seja uma prática “não só daqueles que deveram seguir a Deus de maneira próxima, mas de cada cristão que queira viver com responsabilidade o próprio Batismo”.

Cada um, advertiu o Papa, necessita, de fato, ser acompanhado pessoalmente por um guia seguro na doutrina e nas coisas de Deus.

A ajuda de um diretor espiritual, salienta o Santo Padre, pode ajudar a evitar fáceis subjetivismos,  pois o diretor coloca à disposição a própria bagagem de conhecimento e experiências. “Se trata de instaurar aquele mesmo relacionamento pessoal que o Senhor havia com seus discípulos, aquela especial ligação com a qual Ele os conduzia, atrás de si, abraçando a vontade do Pai, abraçando isso é, a cruz”, disse.


Com o coração e a mente

Para estudo teológico por sua vez, Bento XVI salientou que este deve ser feito com a inteligência, mas também com o coração. “Queridos estudantes, com o vosso carisma é colocado o trabalho de aprofundamento antropológico e teológico, o dever de penetrar no mistério de Cristo, com a inteligência e o coração juntos ao conhecimento e ao amor; isso exige que Jesus seja colocado no centro de tudo, nos vossos afetos e pensamentos, no vosso tempo de oração, de estudo e de ação, em todo o vosso viver”.

O Pontífice lembrou da experiência vivida por Santa Teresa diante do crucifixo pedindo que fosse indiferente diante do amor de Deus.

“O amor do Redentor merece toda a atenção de coração e de mente, e pode ativar também em nós aquele circulo maravilhoso no qual amor e conhecimento se alimentam reciprocamente. Durante os vossos estudos teológicos, tenham sempre o olhar voltado para o principal motivo pelo qual se comprometeram, isto é aquele Jesus que nos amou e deu sua vida por nós”, enfatizou o Papa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário